História
O Dizem que é Tinto, surge pela primeira vez em 2013 e nasce da ideia de criar um vinho irreverente. Foi o primeiro vinho certificado a ser engarrafado pela Adega Camolas, e continua a ser até aos dias de hoje um dos vinhos mais icónicos da Adega Camolas. Tem como conceito ser uma vinho produzido a partir de colheitas seleccionadas e a particularidade de ser um vinho não filtrado, que potencia os aromas primários. É também o único tinto produzido pela Adega Camolas que não tem como base a casta Castelão, mas sim a Touriga Nacional.
O nome deste vinho surge da adopção de uma expressão popular da região, que é usada como inicio de conversação e muito associada ao boato. Irreverente no nome, na imagem e no vinho, o Dizem que é tinto é um dos produtos mais exclusivos produzidos pela Adega Camolas.
Harmonização
Um vinho ideal para acompanhar pratos de carne branca e carne de caça com um ligeiro toque de especiarias. Poderá surgir uma combinação elegante com peixes magros, deixando à sua imaginação. Boa combinação com queijos, compotas e requeijão com doce de abóbora, tornando o final de refeição agradável e harmonioso.
Temperatura de serviço: Entre 16ºC e 18ºC
Notas do Enólogo
Apresenta uma cor rubi vibrante com nuances violáceas. Fresco no nariz, sobressaindo as notas de fruta vermelha e alguma fruta preta juntamente com apontamentos florais. Na boca é redondo e sumarento com taninos firmes mas polidos, que o tornam elegante. Apresenta um final persistente, sedutor e complexo onde sobressai a fruta e a jovialidade.
Prémios
  • Sindaco Prata 2016
  • Sindaco Ouro 2017
  • Arribe Prata 2019