História
Castro é um lugar fortificado da época romana e pré-romana, na Península Ibérica. A ocupação do Castro de Chibanes remonta às idades do Cobre e do Bronze Antigo. Localizado no cimo da Serra do Louro, em Palmela, e inserido no Parque Natural da Arrábida, do sítio avistam-se os estuários do Tejo e do Sado, para além de todo o Vale de Barris. As boas condições naturais de defesa do sítio de Chibanes foram reforçadas pela construção de fortificações durante a ocupação pré-histórica, e de uma fortificação complexa, com muralhas, torres e baluartes, durante as Idades do Ferro II e III. O Castro de Chibanes surge da ideia de partilhar e dar a conhecer o património arqueológico da região.
Harmonização
Ideal para pratos de peixe e carnes gordas, pratos vegetarianos com especiaria. Sugestão de acompanhamento com peixes confeccionados no forno , açorda de marisco, caldeirada, pratos de bacalhau, carne de porco à alentejana e cabrito assado, massas de marisco/legumes.
Notas do Enólogo
Vinho de cor cítrica média-intensa. No nariz, revela-se exuberante e elegante, com aromas ricos que se prolongam na boca. Apresenta intensidade floral, fruta exótica, maçã verde e notas minerais com a salinidade característica da nossa zona costeira. Mostra muita estrutura, bom volume, frescura e um final de boca longo e persistente.